Frente fria derruba temperatura e há chance de geadas, diz Inmet

Final de semana será de frio e chuva nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Por |
Alerta para a possibilidade de geadas segue até domingo. (Foto: divulgação Mapa)

Alerta para a possibilidade de geadas segue até domingo. (Foto: divulgação Mapa)

29deJulhode2022ás10:08

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), alerta que a frente fria que já está no país nesta semana deve avançar e provocar derrubada das temperaturas em Santa Catarina, no Paraná em Mato Grosso do Sul. 

Nesta sexta (dia 29), já no período da tarde, a previsão é que o frio chegue também em São Paulo, sudoeste do Mato Grosso e Rio de Janeiro, incluindo a capital. 

A previsão do instituto avisa sobre a possibilidade de chuva no leste de São Paulo, especialmente, no litoral, assim como no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, porém, mais fraca e isolada.

Os ventos também se intensificarão nesta sexta-feira, com rajadas superando 70 km/h no Mato Grosso do Sul, especialmente no sul e sudoeste do estado; e em São Paulo (centro, leste e nordeste).

As temperaturas mínimas previstas para a Região Sul devem ficar próximas a zero grau entre hoje e amanhã.  

Previsão de geada

A previsão mostra que a queda na temperatura favorece a ocorrência de geada nos estados da Região Sul e, também, no sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

E até mesmo no domingo (dia 21), quando a previsão é de que os termômetros voltem a subir, o Inmet avisa que deve permanecer a condição de geada nos estados da Região Sul, em áreas isoladas da faixa centro-leste de São Paulo, especialmente no sul, e na Serra da Mantiqueira.

 

Cargando...