Pomares: como evitar podas incorretas?
Curso do Senar-SP ensina maneiras e tempo correto das podas na fruticultura
Por |
Senar-SP ensina na prática importância da realização da poda correta na fruticultura. (Fotos: Senar-SP)
“Já cheguei a perder produção por fazer uma poda de forma incorreta e no período que não devia.”
O depoimento do produtor rural Domingos Sávio Sacramento ilustra bem a importância da realização da poda correta na fruticultura.
Não por coincidência, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ), de São Paulo, organizou o curso “Fruticultura Básica – Podas”, cuja última turma esteve reunida no Haras Tarumá, no bairro do Mandú, em PIndamonhangaba (SP)
“É muito bom quando os cursos acontecem aqui”, completou Domingos que também é o dono haras onde aconteceram as aulas e para quem o curso foi de “grande valia” após experiências desastrosas.
Seguí leyendo
Telemetria minimiza custos e amplia produção de uvasAprendizado na prática
O Senar endossa que foi justamente para atender aos produtores que desenvolveu o curso. Da mesma forma, é este o motivo pelo qual as aulas são quase totalmente em contato direto com as plantas e árvores.
“Temos uma aula teórica sobre fisiologia da planta, para que a poda não seja feita mecanicamente, mas grande parte do aprendizado é prático”, confirma Silvana Catarina Sales Bueno, instrutora do SENAR-SP.
Ela ressalta que uma outra característica é o fato de que participantes levam suas ferramentas para aprender a manuseá-las e poder repetir em seus pomares. “A partir daí o aluno já aplica o que assimilou, realizando a poda nas árvores”, comenta.
De acordo com a instrutora, durante o curso os participantes também estudam os diversos tipos de podas, quando e de que forma elas devem acontecer. “Realizada de forma correta, são de extrema importância para a qualidade dos frutos que as árvores irão produzir."
Já o produtor Aldo Barreto Nogueira, e também aluno, elogiu a possibilidade de aprender em uma propriedade com grande variedade de frutas. “Assim foi possível aos participantes aprender, fazendo a poda em cada uma delas”, conclui.
O Haras que sediou o evento possui espécies de uva, pêssego, figo, amora, goiaba, mangueira e citrus, entre outras.