Senar-MS ensina produtores a combater incêndios

Inverno é estação do ano com maior ocorrência de queimadas

Por |
Mais de 700 produtores passaram pela capacitação, desde janeiro de 2021. Crédito da imagem: Senar-MS

Mais de 700 produtores passaram pela capacitação, desde janeiro de 2021. Crédito da imagem: Senar-MS

20deJulhode2022ás17:22

É quase uma equação matemática: chega o inverno, o volume de chuva reduz, cai a umidade relativa do ar e aumenta a incidência de queimadas e incêndios florestais. 

Ciente deste cenário, o Senar do Mato Grosso do Sul vem oferecendo, desde janeiro de 2021,  um curso gratuito que ensina as estratégias de prevenção e de combate incêndios em áreas rurais. 

Mais de 700 produtores já realizaram a capacitação no estado, de acordo com o Senar.

Além de apresentar as técnicas corretas para a prevenir que o fogo se espalhe no campo, como abafamento, isolamento e resfriação, o curso traz informações sobre a legislação, procedimentos de primeiros socorros e equipamentos de proteção necessários, entre outros temas.

A carga horária é de 16 horas. 

Pontas de cigarro são “maior perigo” 

De acordo com o instrutor do curso, Ramiro Da Silva, pontas de cigarro arremessadas às margens das rodovias são hoje o maior perigo para começar os incêndios. “Outros perigos são o rompimento de cabos de energia e a manutenção de máquinas”, alerta.

Ficou interessado? Saiba que as próximas turmas já tem datas marcadas: amanhã e sexta (dias 21 e 22), em Três Lagoas; e dias 1º e 02 de agosto, em Iguatemi.

As inscrições podem ser feitas nas unidades sindicais de cada município. 

 

Cargando...