Anvisa decide sobre uso do carbendazim na próxima segunda

Reunião extraordinária vai dispor sobre a proibição do ingrediente ativo

|
FPA defende o carbendazim para a continuidade do tratamento das sementes. (Foto: Getty Images)

FPA defende o carbendazim para a continuidade do tratamento das sementes. (Foto: Getty Images)

05deAgostode2022ás11:09

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza na próxima segunda-feira (dia 8), às 10h30, reunião extraordinária de sua diretoria colegiada na qual irá dispor sobre a proibição do ingrediente ativo carbendazim e definição de medidas transitórias de mitigação de riscos.

Em junho, de modo cautelar, a Anvisa suspendeu a importação, produção, distribuição e comercialização do defensivo agrícola, e de seus produtos técnicos, até a conclusão do processo de reavaliação toxicológica, iniciado em 2019.

Segundo a Anvisa, a reavaliação foi necessária após suspeitas de mutagenicidade, de carcinogenicidade, de toxicidade reprodutiva e de toxicidade para o desenvolvimento a partir do uso do defensivo agrícola.

Em nota emitida essa semana, a Agência explica que deliberação agendada para a próxima segunda atende decisão judicial que concedeu tutela de urgência ao processo e determinou sua conclusão no prazo de 60 dias, contados a partir do dia 10 de junho 2022.

Na ocasião, o conselho irá deliberar sobre proposta de resolução (RDC) desenvolvida após avaliação técnica conduzida por especialistas da Agência, com base nas evidências científicas mais atuais sobre o referido ingrediente ativo.