Dia internacional da Cerveja: desafios da produção de cevada

Produtores brasileiros estudam como padronizar qualidade dos grãos

|
Área de cultivo da cevada cresceu nos últimos cinco anos no Paraná. (Foto: Embrapa)

Área de cultivo da cevada cresceu nos últimos cinco anos no Paraná. (Foto: Embrapa)

05deAgostode2022ás16:33

Entre os principais produtores mundiais de cerveja, o Brasil celebra hoje (dia 5) o Dia Internacional da bebida... Alguém pensou em #sextou? 

Entre os motivos para “bebemorar” a data está o fato de as lavouras brasileiras de cevada, um dos principais ingredientes da cerveja, já são comparáveis as melhores do mundo – embora os desafios do setor ainda sejam muitos.

A afirmação é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária baseada em levantamento divulgado durante a 33ª Reunião Nacional de Pesquisa de Cevada, nos dias 2 e 3, em Passo Fundo (RS).

O estudo avaliou o desempenho das safras da cevada no Brasil nos anos de 2019, 2020 e 2021 e apontou que, de forma geral, considerando também dados da Conab, a produtividade média das lavouras ficou acima de 3,6 toneladas por hectare.

Contudo, setor ainda necessita de maior estabilidade na oferta de grãos com qualidade, especialmente para abastecer a indústria de malte instalada no País.

A Embrapa aponta análises da Ambev segundo as quais o percentual de grãos de cevada aproveitados pela indústria malteira no Rio Grande do Sul foi de 50% em 2019, caiu para 41% em 2020 e chegou a 72% em 2021.

A explicação é a qualidade da cevada cervejeira variou em função do clima, principalmente estiagem na implantação da cultura ou excesso de umidade na floração e colheita.

 “Olhando apenas para 2021, num ano de clima favorável nós perdemos 30% da produção por falta de qualidade. Não é uma margem aceitável. Nem tudo é culpa do clima, precisamos aperfeiçoar etapas do sistema, desde a implantação das lavouras, passando pelo manejo até o recebimento na indústria”, avalia o pesquisador Mauri Botini, da Ambev.