Teresópolis ganha título de capital nacional do lúpulo

Cidade abriga o primeiro viveiro de mudas da planta autorizado pelo Mapa

Por |
Lúpulo é um dos principais ingredientes da cerveja. Crédito: YuliiaKa/Freepik

Lúpulo é um dos principais ingredientes da cerveja. Crédito: YuliiaKa/Freepik

20deJulhode2022ás09:34

 Não é novidade dizer que o brasileiro ama beber cerveja. Afinal, foram 14,3 bilhões de litros consumidos somente em 2021 (segundo pesquisa Euromonitor). A boa nova é que o país tem agora uma Capital Nacional do Lúpulo. 

Decreto publicado no Diário Oficial de ontem (dia 19), deu o título, através da lei 14.414/2022, para a cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

A planta, como se sabe, é um dos ingredientes chaves (assim como malte e leveduras) na fabricação da maioria das cervejas, sendo responsável pelo amargor e aroma da bebida (além formar o chamado ‘colarinho’).

Aliás, lúpulo é o nome dado a um tipo de trepadeira que cresce principalmente em regiões de clima frio. Cientificamente, é chamada de Humulus lupulus.

Além da produção de cerveja, é utilizada também no setor terapêutico, especialmente no tratamento de problemas hepáticos e digestivos. 

Primeiro viveiro

Além de ser uma das maiores produtoras de cerveja do Brasil, Teresópolis recebeu o título por abrigar o primeiro viveiro autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a produção de mudas da planta.

Isso ocorreu em 2018, após o Viveiro Ninkasi cumprir processo junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

Cargando...