Usina transforma esterco animal em gás para cerveja

Empresa dinamarquesa fatura milhões de euros com biogás e fertilizantes

Usina transforma esterco animal em gás para cerveja
28deJunhode2022ás20:04

A economia circular é um dos melhores caminhos para a sustentabilidade por aproveitar bem os materiais, reduzir impactos ambientais e gerar valor, mas, às vezes, pode render realidades para lá de curiosas.

É o caso da Natural Energy, empresa de biogás na Dinamarca, que utiliza dejetos da agricultura e de granjas de animais até mesmo para produzir o gás de cervejas ou refrigerantes das marcas mais famosas.

O Agrofy News Brasil visitou sua fábrica mais moderna, na cidade de Holsted, na Jutlândia, onde são processadas 600.000 toneladas de “descartes”. Entre os itens, desde palha de grama, cevada ou outras culturas agrícolas, até sobras de restaurantes ou supermercados e mesmo os excrementos de suínos, aves e vacas.

O objetivo é gerar um ganha-ganha entre cerca de 50 produtores rurais de um raio de 25 quilômetros da unidade e também para o meio-ambiente. Ou seja, a empresa recolhe os dejetos, os transforma em biogás ou fertilizantes de melhor qualidade e os divide com os próprios agricultores, além de vender ao mercado.  

“Os agricultores participantes recebem de 40% a 60% do fertilizante produzido a partir de seus descartes. Isso é uma vantagem para eles porque além de facilitar a destinação dos resíduos, conseguem adubos melhores. Gostamos de colaborar. São cerca de 600 mil toneladas ao ano”, diz Mitti Hansen, diretora de Assuntos Corporativos da Natural Energy.