Acre aposta na produção de café robusta amazônico

Com a migração dos produtores para os cafés clonais, Embrapa realizada curso para atualização dos técnicos

|
Curso reuniu 40 técnicos de extensão rural do Acre e de Rondônia. (Foto: Embrapa)

Curso reuniu 40 técnicos de extensão rural do Acre e de Rondônia. (Foto: Embrapa)

12deAgostode2022ás10:57

Quem atua no campo sabe o quanto é importante conhecer novas tecnologias e atualizar formas de plantio. Da mesma forma, além de adquirir uma nova ferramenta, faz toda diferença saber manuseá-la. 

Neste cenário, 40 técnicos de extensão rural do Acre e de Rondônia participaram do curso “Atualização no Sistema de Produção de Café Robusta Amazônico”, realizado início do mês, pela Embrapa.

A expectativa é que os profissionais treinados atuem como multiplicadores de conhecimentos tecnológicos junto aos produtores de café, em prol de maior produtividade das lavouras nas regiões.

“O café é cultivado em 15 dos 22 municípios acreanos e a busca crescente pela cultura tem aumentado a demanda por capacitações”, conta a pesquisadora da Embrapa Acre, Aureny Lunz.

Segundo ela, o curso abordou desde a implantação e formação da lavoura, condução do cafezal, manejo nutricional e de pragas e controle do estresse hídrico até boas práticas na colheita e pós-colheita.

“Temos atuado na sensibilização de técnicos e produtores sobre as práticas preconizadas para as diferentes etapas da cultura e a adoção de tecnologias”, completa Marcelo Curitiba, pesquisador da Embrapa Rondônia.