Embrapa mostra como elevar produção de trigo sem novas áreas
Segundo estudo, produção pode ser maior em 1,5 milhão de toneladas com adoção de boas práticas
|Região de Cascavel (PR) pode ampliar em mais 100 mil toneladas colheita, com boas práticas. (Foto: Embrapa)
A Embrapa divulgou nesta terça (dia 23) resultado de pesquisa realizada em parceria com 29 cooperativas no qual destaca o potencial do Brasil para ampliar em mais de 1,5 milhão de toneladas a produção de trigo, sem adição de áreas de plantio ou de novas tecnologias.
Também não é preciso nenhuma “fórmula mágica”.
A resposta, publicada no documento “Lacunas de rendimento de grãos de trigo em áreas de atuação de cooperativas no Brasil”, disponível no portal da Embrapa, encontra-se a adoção de boas práticas em lavouras com o rendimento abaixo do potencial.
E para chegar ao número citado acima, a Embrapa desenvolveu e utilizou um método inovador que não só identificou esses locais, como a listou as principais causas das diferenças de produtividade comparados com outros de melhor desempenho.
O trabalho abrangeu 457 municípios de 79 microrregiões nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, além do Distrito Federal.
E teve como ponto de partida uma dúvida, enviada às cooperativas participantes: quais seriam as causas das diferenças de produção encontradas entre as regiões e que ações poderiam ser encaminhadas para sanar essas lacunas.
O objetivo é que estudo guie ações, principalmente de transferência de tecnologias, para incrementar a produção.