Embrapa identifica fungo "amigo" do produtor de banana

O Beauveria Caledonia tem ação simultânea contra broca e a fusariose

|
Para combater as pragas, produtores realizam uma combinação de práticas de manejo em plantios. (Foto: CNA)

Para combater as pragas, produtores realizam uma combinação de práticas de manejo em plantios. (Foto: CNA)

26deAgostode2022ás16:31

Juntas, a Fusariose (também chamada de Mal do Panamá) e a Broca (Cosmopolites sordidus) são as doenças mais temidas dos produtores de banana, causando enormes prejuízos. 

A boa notícia é que, além de aterrorizar os produtores, um estudo da Embrapa, em parceria com a Unicamp e a Boversity International da Colômbia, identificou outro ponto em comum entre as pragas: o controle através do fungo Beauveria Caledonica.

O analista da Embrapa Meio Ambiente Gabriel Mascarin explica que este é o primeiro estudo do Brasil que demonstra tal capacidade do fungo, encontrado na região de produção comercial de banana em Registro, SP.

"Na nossa pesquisa, isolamos adultos da broca-da-bananeira coletados em campo e depois fizemos uma formulação em óleo emulsionável para aumentar sua eficácia, acelerando o processo de infecção e controle da praga", explica Mascarin.

"Além disso, comparativamente, isolados de B.caledonica se mostraram mais eficientes no controle de adultos da broca, o que enfatiza seu potencial para biocontrole desse inseto”, diz o analista.

Efeito inédito

Durante a pesquisa, os cientistas descobriram que o fungo produz um composto secundário chamado oosporina, com ação antagônica sobre o fusarium. “Esse efeito é inédito", exalta Mascarin.