Mapa amplia fiscalização de orgânicos no interior de SP

Ação faz parte da Operação Illusio que foi iniciada em julho na capital

|
No interior, foram aplicados sete autos de infração. (fotos: Mapa)

No interior, foram aplicados sete autos de infração. (fotos: Mapa)

31deAgostode2022ás10:00

Como diferenciar um produto orgânico de um convencional? Justamente com o objetivo de comprovar a origem dos itens, e certificar ao consumidor que compra é segura, é que fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) idealizaram a Operação Illusio. 

Iniciada no mês passado, em São Paulo, a ação, que fiscaliza a venda de produtos orgânicos e Organizações de Controle Social (OCSs), que são grupos de produtores que se autoverificam e controlam a comercialização direta de alimentos orgânicos, ocorreu agora no interior paulista.

A equipe do Mapa visitou 15 pontos de venda e duas OCSs fiscalizados, resultando em sete autos de infração, nas regiões de Agudos, Sorocaba, Campinas, Ibiúna e São José do Rio Preto.

O principal problema encontrado na venda em lojas físicas e sites é a presença de produtos orgânicos e convencionais no mesmo espaço, o que pode induzir o consumidor a erro, segundo o Mapa.

A legislação brasileira determina que, nos locais onde houver área específica, isolada e identificada para produtos orgânicos, é proibida a mistura com produtos convencionais.

Em julho, a Operação Illusio fiscalizou feiras, estabelecimentos de venda on-line e OCSs na capital paulista e na região do Vale do Ribeira.

Amostras recolhidas

De acordo com a chefe do Núcleo de Suporte à Produção Orgânica de São Paulo (Nusorg-SP), Virginia Germani, a ação no interior envolveu equipes de 12 profissionais da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP).