Quais as aplicações do metaverso no agronegócio?
Embrapa quer uso da tecnologia em prol das pesquisas agrícolas
|Projeto piloto está em desenvolvimento em parceria com Polo de Inovação. (Foto: Embrapa)
Uma busca de 37 segundos no Google pelo termo “metaverso” e a resposta aponta para quase 7 milhões referências, só na categoria notícias. Não por coincidência a Embrapa Meio Ambiente já estuda as aplicabilidades da tecnologia em prol das pesquisas agrícolas e do crescimento do agro nacional.
Um projeto piloto com foco no universo das abelhas nativas sem ferrão começou a ser elaborado após encontro, no mês passado, entre gestores da Embrapa e o presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista, Daniel Pellegrini.
O objetivo da parceria é justamente debater o tema e implantar projetos no metaverso.
“Há uma infinidade de aplicações, algumas inclusive desconhecidas, mas reconhecemos inicialmente o grande potencial para incrementar as capacitações à distância, por exemplo”, avalia Paula Packer, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente.
Para ela, a tecnologia irá permitir o desenvolvimento de soluções disruptivas para o setor produtivo. No agro, como exemplo, uma oportunidade será a realização de leilões através do metaverso ou mesmo utilizar a tecnologia em simuladores de safras.