Expointer alcança recorde de R$ 7 bilhões em negócios

Segundo governo gaúcho, número aponta para um crescimento de 164,67% em relação a 2019

|
Edição teve recorde de público ao reunir mais de 742 mil pessoas em 9 dias. (Foto: Seapdr)

Edição teve recorde de público ao reunir mais de 742 mil pessoas em 9 dias. (Foto: Seapdr)

05deSetembrode2022ás17:06

A 45ª Expointer foi encerrada ontem (dia 4), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), batendo recordes de público e negócios. Balanço da edição 2022 divulgado no site do governo do Rio Grande do Sul registra faturamento de  R$ 7,14 bilhões.

O número aponta para um crescimento de 164,67% em relação a 2019, o último ano em que a feira ocorreu presencial - 2020 e 2021 o evento sofreu mudanças no formato por conta das restrições da Covid-19.

Já o público foi superior a 742 mil pessoas, superando a expectativa inicial de 600 mil visitantes. Como comparação, em 2019, o eventou atraiu 416 mil pessoas.

Os dados foram apresentados em entrevista coletiva com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, e do prefeito de Esteio, Leonardo Paschoal, entre outras autoridades. e de representantes de entidades copromotoras.

“Esta Expointer mostra um amadurecimento cada vez maior da relação institucional entre o Estado, o município de Esteio e as entidades copromotoras. Nossa expectativa foi superada em muito, começando pelo público, que bateu todos os recordes. Os números da movimentação financeira também demonstram que esta é a maior de todas as Expointer”, resumiu Ranolfo.

"A Expointer cumpre este papel, de congregar público urbano e rural, campo e cidade, e tornar possível que alguns compreendam que a comida na gôndola do supermercado não nasce do nada", enfatizou Gedeão Pereira, presidente da Farsul.

Para ele, esta foi a "maior edição de todos os tempos". "Não recordamos de uma Expointer inaugurada ao mesmo tempo por um presidente da República e por um vice-presidente, além de dois ministros", afirmou Pereira, referindo-se à presença de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão à cerimônia oficial de abertura da feira.

Também participaram do lançamento o ministro Marcos Montes, do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Fernando Mattos, que comanda a pasta de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai.