Expointer: metodologia da Embrapa mede emissão de metano em bovinos

Objetivo é identificar animais com menor impacto por quilo de alimento consumido

|
Estudo foi realizado com reprodutores das raças Angus, Braford, Charolês e Hereford. (Fotos: Embrapa)

Estudo foi realizado com reprodutores das raças Angus, Braford, Charolês e Hereford. (Fotos: Embrapa)

30deAgostode2022ás16:56

Metodologia desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul (RS) é capaz de mensurar a emissão de gás metano (CH4) em reprodutores bovinos de raças europeias. 

Denominada de Prova de Emissão de Gases (PEG), a técnica consiste na coleta do metano emitido por jovens reprodutores de uma mesma raça, mantidos sob condições idênticas de manejo e alimentação durante cinco dias.

Depois, o gás é avaliado em laboratório e os animais são classificados de acordo com a emissão a partir de coeficientes previamente estabelecidos.

O objetivo da PEG, lançada durante a 45ª Expointer,  é identificar animais que apresentem menor emissão de metano por quilo de alimento consumido e por quilo de peso vivo produzido.

A identificação dos jovens reprodutores com menores índices de emissão de metano pode ser empregada no melhoramento das raças, utilizando a genética na formação de progênies com essa característica.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Cristina Genro, identificar animais mais eficientes é mais uma ferramenta em prol da sustentabilidade da pecuária brasileira e da redução de impacto nas mudanças climáticas.