Nanossatélite brasileiro fará estreia com monitoramento de soja e milho

Fruto de parceria entre Embrapa e a Visiona, tecnologia será lançada ao espaço no início de 2023

|
VCUB pesa 12 quilos e passará 14 vezes por dia sobre o Brasil, aumentando a qualidade dos dados coletados. (foto - Embrapa)

VCUB pesa 12 quilos e passará 14 vezes por dia sobre o Brasil, aumentando a qualidade dos dados coletados. (foto - Embrapa)

27deSetembrode2022ás10:07

Fruto de parceria entre a Embrapa e a Visiona Tecnologia Espacial, o Visiona CUB (VCUB), primeiro nanossatélite feito totalmente no Brasil, será lançado no início de 2023 por um foguete da empresa norte-americana SpaceX.

Sua missão, além de fazer história na agricultura nacional (e, claro, abrir precedentes no uso agrícola de nanossatélites) será monitorar a produção de soja e milho no estado do Maranhão. Para tanto, ele passará 14 vezes por dia sobre o Brasil, aumentando a qualidade dos dados coletados. Incialmente, o VCUB está programado para operar por três anos.

Este "primeiro desafio’ do equipamento foi acordado recentemente por meio de cooperação técnica e financeira assinada entre as empresas e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped).

“As instituições, empresas e produtores buscam, cada vez mais, soluções de tecnologia da informação para suporte em seus processos de tomada de decisão”, avalia o presidente da Embrapa, Celso Moretti, para quem a atual fase da agricultura digital é marcada justamente pelo uso combinado de sensores, aplicativos e inteligência artificial.

“Quando se associa dados agrometeorológicos com imagens de satélite, os modelos ganham precisão, permitindo maior assertividade nas decisões. Além disso, o sistema de coleta de dados poderá atender ao mercado de internet das coisas (IoT) em localidades com pouca infraestrutura.”

Ele reforça ainda a importância da aproximação com uma integradora de sistemas espaciais como a Visiona, uma vez que o VCUB já “nasceu” programado para integrar sistemas espaciais e computacionais, visando melhorar o desempenho e aumentar a sustentabilidade socioeconômica e ambiental do setor.