Nanotecnologia reduz em até 80 vezes o uso de químicos

Estudo da Unesp e da UEL prepara o futuro do controle de pragas e doenças

“Nano” ou “nanotecnologia” é a manipulação de materiais em uma escala 1 milhão de vezes menores que um metro. (Foto: Unesp)

“Nano” ou “nanotecnologia” é a manipulação de materiais em uma escala 1 milhão de vezes menores que um metro. (Foto: Unesp)

03deAgostode2022ás09:30

Um grupo de cientistas brasileiros usa a nanotecnologia para reduzir o uso de produtos químicos de controle de ervas daninhas em até 80 vezes.

Desenvolvida em parceria entre a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a UEL (Universidade Estadual de Londrina), a pesquisa aplica diferentes sistemas de transporte “nano” para aplicações agrícolas.

“Nano” ou “nanotecnologia” é a manipulação de materiais em uma escala 1 milhão de vezes menores que um metro. Assim, teoricamente, esta técnica pode aumentar a eficiência do uso de fertilizantes ou produtos químicos.

Testes a campo

No experimento, os cientistas brasileiros usaram nanoformulação de atrazina e atrazina comercial para fins de comparação em mostarda, milho e quatro tipos de ervas daninhas.

Os testes foram realizados pelo grupo coordenado pela Dr. Halley Caixeta Oliveira em laboratório, estufa e a campo na UEL para entender a eficiência no controle de ervas daninhas por meio da nanoencapsulação do ingrediente ativo.