Renagro já é obrigatório para tratores em vias públicas

Cadastro de máquinas agrícolas visa aumentar a segurança; saiba como fazer

|
Registro começou em 1º de outubro. (foto - Sistema CNA/Senar)

Registro começou em 1º de outubro. (foto - Sistema CNA/Senar)

05deOutubrode2022ás11:50

Começou em 1º de outubro, o cadastro de máquinas agrícolas junto ao Registro Nacional de Tratores e Máquina Agrícolas (Renagro). A documentação é obrigatória para veículos como tratores que transitam em via pública. 

O Decreto 11.014, que regulamenta a medida, foi publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em março desse ano.

O objetivo, entre outros objetivos, é aumentar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências envolvendo esse tipo de maquinário.

“O Renagro é muito importante, ainda mais nos dias de hoje quando temos muitos relatos de roubo de maquinários. O documento acaba por ser uma segurança a mais para os produtores rurais”, destaca Heli Assunção, técnico do Departamento Técnico (Detec) do Sistema Faep/Senar-PR. 

Base de dados

Em linhas gerais, o Renagro cria uma base de dados com informações dos veículos agrícolas em nível nacional. Dessa forma, ao realizar o registro desses bens, o produtor rural recebe o documento Renagro, que serve para atestar a posse do seu maquinário, trazendo mais segurança também para as operações de compra e venda destes veículos.

Esse documento contém informações básicas sobre o veículo, seu proprietário e outros dados que comprovam o registro.