Como é produzida a carne bovina brasileira?

De acordo com a Embrapa, a cada 100 animais, 75 são nelore e comeram braquiária

|
A cada 100 animais abatidos, 35 vêm da região Centro Oeste e 22 são oriundos do Sudeste, (foto - Getty Image)

A cada 100 animais abatidos, 35 vêm da região Centro Oeste e 22 são oriundos do Sudeste, (foto - Getty Image)

06deOutubrode2022ás15:56

O Cicarne (Centro de Inteligência da Carne Bovina) da Embrapa divulgou, nesta semana, um boletim que comenta aspectos interessantes sobre a produção nacional dessa proteína, que é preferência nacional.

Segundo a publicação, com exceção das pessoas ligadas à atividade, grande parte da sociedade brasileira não tem a menor ideia de como o Brasil passou de importador de carne para se tornar o maior exportador. "Isso ocorreu às custas da floresta amazônica? Não, obviamente que não”, afirma o boletim.

Isso foi fruto de uma mudança sistemática baseada no aumento da produção e na melhoria da produtividade com tecnologia para ganho de eficiência em todos os elos da cadeia de bovinocultura de corte.

A partir de investimentos pesados em pesquisa, houve ampla difusão do binômio braquiária/zebu na região subtropical do Brasil Central que ajudou na interiorização da pecuária e no reconhecimento do produto nacional interna e internacionalmente.

De onde vem carne bovina produzida no Brasil?

Usando números da bovinocultura nacional (Beef Report. Perfil da pecuária no Brasil 2022), o Cicarne detalha que o rebanho de corte nacional possuía 196 milhões de cabeças em 2021, das quais foram abatidas cerca de 39 milhões (cerca de 20% do efetivo), para produzir 10 milhões de toneladas de carne.

Desse montante, os brasileiros consumiram cerca de 75%, ou seja, a população consumiu cerca de 100 mil bovinos ao dia e cada brasileiro comeu algo como 34 kg de carne ao ano.

Em números redondos, oito em cada dez bovinos abatidos são consumidos pelo mercado interno, cabendo mencionar que esses outros dois bovinos são exportados.

A cada 100 animais abatidos, 35 vêm da região Centro Oeste, 22 são oriundos da região sudeste, 16 da região sul, 14 da Norte e 13 do Nordeste.