Quais realizações do agro venceram o Prêmio Nobel?
Em 121 anos de premiação, apenas quatro conquistas têm relação com a produção de alimentos
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2020, com a participação de brasileiros. (foto - divulgação)
O Prêmio Nobel é, provavelmente, o laurel mais famoso e desejado por cientistas e personalidades de todo o mundo. Desde seu surgimento, em 1901, a Academia Real de Ciências da Suécia reconhece os ganhadores por realizações e avanços marcantes para toda a humanidade.
Os prêmios são concedidos em seis categorias - Literatura, Economia, Fisiologia ou Medicina, Física, Química e Paz –, mas poucas vezes a agropecuária foi direta ou indiretamente “premiada”.
Em 121 anos, o juri sueco já concedeu são 615 Prêmios Nobel, dos quais apenas quatro têm relação direta com o setor de produção de alimentos, fibras e/ou biocombustíveis.
Isso apesar de o planeta ter uma população cinco vezes maior que no início do século passado e, atualmente, haver mais comida no mundo do que os humanos seriam capazes de comer.
Enfim, outubro é o mês do Prêmio Nobel e, em 2022, novamente, cientistas ou personalidades do setor não foram galardoados.
Vencedores agro do Prêmio Nobel
Contudo, alguns ganhadores do Prêmio Nobel são cientistas e humanitários que foram reconhecidos por suas contribuições para as ciências agrícolas e impactaram a segurança alimentar e nutricional.