Croplife: qual a situação da segurança alimentar?

Equipe de especialistas analisa segurança alimentar no pós-pandemia e guerra

|
Croplife: qual a situação da segurança alimentar?
06deJunhode2022ás15:02

A segurança alimentar é tema cada vez mais frequente especialmente diante de acontecimentos como a intensificação das questões climáticas, a pandemia de covid-19 e, mais recentemente, a guerra Rússia x Ucrânia. 

Neste cenário mundial de prejuízos humanitários e incertezas sobre o futuro, a equipe de especialistas da CropLife, entidade que atua na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para uma produção agrícola sustentável, publicou recentemente uma análise em questiona: qual a situação da segurança alimentar?

Para os especialistas, o primeiro passo é entender que a segurança alimentar é alcançada apenas "quando o sistema alimentar, de forma sustentável, garante acesso regular a alimentos de qualidade e que supram as necessidades nutricionais de todas as pessoas.”

Da mesma forma, a lógica é a de que para pensar em ampliar a produção de alimentos é preciso saber como obter maior uso da terra; crescimento no uso de insumos e da eficiência dos mesmos.

“Podemos dizer que até a década de 1960 o aumento na produção de alimentos vinha sendo alcançado, principalmente, pelo crescimento de área agrícola, à medida que as populações colonizavam novas terras. No entanto, a grande oferta de alimentos que temos hoje é resultado da chamada “revolução verde” (período em que houve maior uso de insumos e maquinário) e do período pós-revolução verde – quando a biotecnologia, agricultura de precisão e outras tecnologias passaram a disponibilizar maior ganho de eficiência no campo", diz o texto.