Alta global nos custos de produção de leite prejudica Brasil

Relatório da IFCN analisou despesas e produção de 170 fazendas em 50 países

|
Alta nos custos limitou crescimento mundial, diz estudo. (foto - Sistema CNA/Senar)

Alta nos custos limitou crescimento mundial, diz estudo. (foto - Sistema CNA/Senar)

10deOutubrode2022ás17:39

Como a alta nos custos de produção de leite interfere na competitividade entre produtores de todo o mundo e qual o impacto desse movimento no Brasil

A resposta está no relatório recém-divulgado do International Farm Comparison Network (IFCN), uma rede de cooperação internacional de análise da produção e do mercado do leite

Após reunir informações do dia-a-dia de 170 fazendas em mais de 50 países, o levantamento mostra que, apesar do investimento feito no pós pandemia, a alta nos custos e os fatores climáticos limitaram o crescimento da oferta mundial em 2,6% em 2021. 

Vale lembrar que a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Economia Aplicada (Cepea/USP) fazem parte da rede.  

Reflexos no Brasil 

Elaborado anualmente, o documento apresenta um diagnóstico da situação global da cadeia de leite a partir das tendências de preços, custos e regiões produtores. 

Além de limitar o crescimento da oferta, o resumo dos últimos meses mostra que a competitividade de muitas regiões caiu, incluindo o do Brasil. 

Segundo o relatório, o maior aumento foi registrado na região do Sudeste Asiático, de 4,3% na comparação com o ano anterior.