FIAgro reduz custos e beneficia pequenos produtores, diz FPA
Em debate com especialistas, entidade destaca ‘caráter sustentável’ dos fundos de investimento
|Deputados debateram projeto de lei que deu origem à Lei do FIAgro. (foto - FPA)
Os pequenos produtores são os maiores beneficiados pelos Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro) que, de forma semelhante aos fundos imobiliários (FII), viabilizam investimentos em terras e no agronegócio.
A afirmação é da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e surge como conclusão após a realização do primeiro seminário FIAgro Investimento que Alimenta, hoje (dia 10), com a coordenação do deputado federal Arnaldo Jardim (CD-SP).
O evento reuniu especialistas e parlamentares para debater o Projeto de Lei que deu origem à Lei do FIAgro, de autoria de Jardim e teve a “redução de custos e o caráter sustentável” como duas qualidades dos fundos.
“O FIAgro é uma forma de criar instrumentos próprios e levar independência ao setor que alimenta o Brasil e ao mundo com redução de custos, pois você empresta direto para o produtor”, defendeu o deputado.
O idealizador do seminário ressaltou, ainda, que o intuito da Lei é que ela atinja, de forma positiva, os pequenos produtores e possa complementar o leque de financiamentos do agro.