Chuvas intensas atingem grande parte do Brasil nesta sexta

Canal de umidade traz chuva e rajadas de ventos ao Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste

|
Regiões devem estar em alerta, pede Inmet. (foto - Getty Images)

Regiões devem estar em alerta, pede Inmet. (foto - Getty Images)

25deNovembrode2022ás09:45

A formação de um canal de umidade provocará chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas, especialmente em áreas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro com volume que podem ser superiores a 125 milímetros (mm) nesta sexta. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para os próximos dias, que inclui até mesmo chance de granizo, vale também para áreas do Pará, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Bahia e São Paulo.

O Inmet explica que a tendência é que o canal de umidade, associado a outros fatores, dê origem a mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), atuando, pelo menos, até a próxima segunda-feira (28).

A ZCAS é uma persistente banda de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende desde a Amazônia até o Oceano Atlântico.

O fenômeno atua nos meses de primavera e verão no Hemisfério Sul, sendo um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica do período.

Por este motivo, a ZVAS “está associada com uma sequência de dias chuvosos e costuma provocar grandes volumes, que, por vezes, provocam grandes impactos como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra”, explica o Inmet.