Brasileiros estão dispostos a pagar mais por alimentos saudáveis

Segundo Instituto Akatu, a intenção foi revelada por 64% dos entrevistados em pesquisa sobre consumo

|
28deNovembrode2022ás10:51

Você estaria disposto a pagar um preço acima da média por alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável?

Para 64% dos brasileiros ouvidos pelo Instituto Akatu a resposta é que sim – mesmo que 98% dos entrevista tenha demonstrado a percepção de o preço já está “mais caro”.

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022: Um estudo global de percepções do consumidor, realizada em parceria com o GlobeScan, busca mapear atitudes e comportamentos do consumidor relacionados a estilo de vida e, além do Brasil, foi realizado em outros 30 países.

“A partir do momento em que a pessoa compreende o porquê esse produto é um pouco mais caro, se entende que isso está por trás daquele atributo de sustentabilidade, ela fica mais disposta a pagar por isso”, explica Bruna Tiussu, gerente de Comunicação do Akatu.

Ela acredita que, apesar da pré-disposição do consumidor, o “ideal” seria que o valor desses produtos fosse próximo aos dos convencionais, mas que, para isso, são necessárias políticas públicas.

Ainda de acordo com o estudo, que está na quarta edição, na média mundial, a disposição a pagar mais por alimentos saudáveis e sustentáveis foi citada por 61%.