Embrapa, Funai e povo Madija Kulina participam de oficina sobre agroflorestas no Acre
Terra indígena Alto Rio Purus recebeu 900 mudas de 15 espécies frutíferas para plantio
|
Também foram distribuídas sementes de cenoura, alface, coentro e abóbora enviadas pela Embrapa Hortaliças. (foto - Embrapa)
A busca por estratégias em prol de práticas agrícolas sustentáveis uniu representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre) e do povo Madija Kulina.
O grupo participou do segundo módulo da “Oficina de Práticas Agroflorestais”, realizado na primeira quinzena de novembro, na Terra Indígena Alto Rio Purus, localizada nos municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa dos Purus, no Acre.
E permitiu que a Coordenação Regional do Alto Purus da Funai entregasse cerca de 900 mudas de 15 espécies frutíferas, roçadeiras e kits de ferramentas de plantio para os agentes ambientais Madija.
Também foram distribuídas sementes de cenoura, alface, coentro e abóbora enviadas pela Embrapa Hortaliças para serem plantadas nos canteiros das aldeias.
Os plantios foram realizados em cinco aldeias no formato de mutirões e reuniu caciques, agentes ambientais Madija, mulheres e crianças. Todas as atividades foram acompanhadas pelos agrônomos e técnicos agroflorestais convidados pela Funai.