Fundo global doa US$ 5,3 milhões para agroflorestas de cacau do Brasil

Verba será destinada ao projeto “Conservação da Mata Atlântica através do manejo sustentável das paisagens agroflorestais do cacau” do Mapa e da FAO

|
Estimativa é que o projeto beneficie 3.000 agricultores familiares do sul da Bahia. (foto - Mapa)

Estimativa é que o projeto beneficie 3.000 agricultores familiares do sul da Bahia. (foto - Mapa)

01deDezembrode2022ás15:52

O Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, em inglês) aprovou a doação de US$ 5,3 milhões para financiamento do projeto Conservação da Mata Atlântica através do manejo sustentável das paisagens agroflorestais do cacau.

A iniciativa, elaborada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), visa reduzir e reverter as tendências de degradação e perda de biodiversidade da cultura.

A notícia foi dada durante o Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro – SSAF-Cacau, em Ilhéus (BA), nesta quinta-feira (dia 1º).

“A região cacaueira da Bahia até hoje não se recuperou da introdução da vassoura-de-bruxa. Esse projeto pioneiro tem capacidade de acelerar a transformação e a modernização da cacauicultura”, destaca o diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira ( Ceplac), Waldeck Araújo.