ILPF contribui para descarbonização e saúde do solo
Embrapa exalta técnica como ferramenta importante para sustentabilidade do Planeta
|Adoção dessas práticas de manejo sustentáveis também gera vários benefícios socioeconômicos. (foto - Embrapa)
Na agropecuária é indiscutível a afirmação de que um solo saudável é sinônimo de alto rendimento para o produtor tanto quanto é fundamental para a segurança alimentar.
E justamente para disseminar à sociedade de que a conservação do solo é primordial a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) instituiu o Dia Mundial do Solo, na próxima segunda (dia 5).
No Brasil, uma das homenagens à data vem da Embrapa em entrevista com o pesquisador Alberto Bernardi, da unidade Pecuária Sudeste (São Carlos – SP).
Ele destaca a prática de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como uma das ferramentas do agro para promover a melhoria da qualidade do solo, além de contribuir para incrementar os serviços ambientais, que, muitas vezes, passam despercebidos.
“A adoção dessas práticas de manejo sustentáveis também gera vários benefícios socioeconômicos, em particular para os pequenos e médios produtores, cujos meios de produção dependem diretamente do recurso solo”, explica Bernardi.