Como um queijo artesanal do interior de SP fez história e foi parar nos Estados Unidos

Feito com leite cru e genética zebuína, produto estreia no mercado americano com ajuda do Mapa

|
Como um queijo artesanal do interior de SP fez história e foi parar nos Estados Unidos
04deJulhode2025ás10:32

Um queijo artesanal produzido no interior de São Paulo acaba de conquistar um dos mercados mais exigentes do mundo.

Fabricado pela Pardinho Artesanal, na cidade de Pardinho, o queijo Mandala foi exportado para os Estados Unidos em uma operação inédita, que mobilizou diferentes setores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representou a primeira remessa brasileira de queijo de leite cru destinada ao mercado americano.

O Mapa coordenou uma força-tarefa para garantir que todos os protocolos sanitários fossem cumpridos.

A carga, com cerca de 650 quilos, foi embarcada em voo comercial no dia 10 de junho. Ao todo, 64 peças de aproximadamente 10 quilos foram embaladas individualmente e lacradas com o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), sob orientação do Mapa.

A operação contou ainda com a atuação da Central de Certificação e do sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

“É um momento histórico, estamos muito orgulhosos”, afirmou Vanessa Alcolea, responsável técnica e mestre queijeira da Pardinho Artesanal.

Segundo ela, um dos principais desafios foi manter a temperatura ideal durante o transporte aéreo, o que exigiu a climatização dos paletes. A carga desembarcou em Nova York, onde permaneceu refrigerada em entreposto aduaneiro até a liberação.

Mandala

O lançamento oficial do Mandala nos Estados Unidos ocorreu no último sábado, 28 de junho, durante o Summer Fancy Food Show, em Nova York, o maior evento de alimentos finos do mundo.