Vigifronteira passa a integrar sistema nacional de combate a crimes

A inclusão no sistema nacional permitirá mais alinhamento com demais órgãos

|
Em dois anos, Vigifronteira realizou 29 operações de combate a venda de mercadorias agropecuárias falsas. (foto - Mapa)

Em dois anos, Vigifronteira realizou 29 operações de combate a venda de mercadorias agropecuárias falsas. (foto - Mapa)

07deDezembrode2022ás15:59

O decreto 11.273/2022, publicado ontem (dia 6), pelo Governo Federal, inclui o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em um sistema nacional de combate a crimes transfronteiriços. 

Com isso, o Vigifronteira passa a fazer parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com objetivo de fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão de delitos nas fronteiras.

De acordo com o Mapa, apesar de ter sido incluído somente agora ao PPIF, o combate ao trânsito e ao comércio irregular de mercadorias, bens e insumos agropecuários nas áreas de fronteiras já vinha sendo realizado conjuntamente desde 2020, quando o programa foi criado.

“A aproximação e a atuação conjunta com os demais órgãos e entidades integrantes do PPIF nos mostrou a importância da fiscalização de atividades irregulares em benefício da sociedade como todo”, relata o gerente do Vigifronteira, Marcos Eielson.