Anatel antecipa licença do 5G para 15 cidades do interior do Brasil

Algumas delas destacam-se no agronegócio, saiba quais são

|
O sinal 5G é dez vezes superior ao sinal 4G e permitirá a plenitude de todo potencial da agricultura digital. (Foto - Governo Federal)

O sinal 5G é dez vezes superior ao sinal 4G e permitirá a plenitude de todo potencial da agricultura digital. (Foto - Governo Federal)

15deDezembrode2022ás16:34

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) antecipou o licenciamento das estações de telefonia 5G em mais 15 municípios do interior do Brasil. Assim, as operadoras já podem solicitar a partir de hoje (dia 15) a liberação do sinal nestas cidades, algumas das quais com forte importância para o agronegócio.

A decisão de antecipação da liberação da faixa foi tomada ontem (dia 14), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

A antecipação da liberação segue diretrizes do Edital do 5G e foi possível porque a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.

Deste modo, ela concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.