Empresa oferece seguro com apólice de R$ 30 mil para cólica de cavalos

Tempo seco eleva chances do problema gástrico que pode até matar os equinos

|
Problemas digestivos podem causar dor intensa e até a morte dos cavalos, que chegam a valer milhões de reais. (foto - Emmaus Studio/Unsplash)

Problemas digestivos podem causar dor intensa e até a morte dos cavalos, que chegam a valer milhões de reais. (foto - Emmaus Studio/Unsplash)

21deDezembrode2022ás12:44

Além de úteis para a agropecuária, esportes e o lazer, os cavalos são um patrimônio valioso para seus donos. Por isso, FF Seguros oferece, desde 2013, um modelo de seguro, no mínimo, inusitado: contra a cólica dos equinos.

Para os leigos, pode parecer exagero, mas, na prática, está bem longe disso. Estes animais possuem trato gastrointestinal tão delicado que os problemas digestivos podem causar dor intensa e até provocar a morte desses animais, que chegam a valer milhões de reais.

De fato, as condições de temperatura e umidade influenciam no bem-estar animal. Os cavalos, éguas e potros são especialmente impactados pelo clima por terem um aparelho digestório delicado.

Nas regiões que registram tempo seco nesta época do ano, os criadores de cavalos devem ficar mais atentos e reforçar os cuidados para promover a adequada hidratação de cavalos, éguas e potros.

De acordo com o médico veterinário Fabio Camargo, que é responsável técnico de seguro de animais da FF Seguros, o período entre novembro e dezembro costuma registrar um pico de ocorrências de cólicas em equinos, principalmente entre aqueles que são criados em baias.

“No período mais seco, sempre temos um aumento na demanda por reembolso cirúrgico em decorrência de complicações de cólicas nos cavalos segurados”, conta.

Cólica cavalar

Sazonalmente, o tempo seco impacta na alimentação dos animais. O trato gastrointestinal do cavalo pode sofrer com um funcionamento mais lento e ter mais dificuldade para digerir as rações e feno oferecidos.