Planta invasora de difícil controle é detectada em SP e acende alerta no Paraná

Confirmação do Ministério da Agricultura amplia monitoramento interestadual e reforça medidas fitossanitárias para conter avanço da espécie

Planta invasora de difícil controle é detectada em SP e acende alerta no Paraná
11deFevereirode2026ás09:49

Uma das plantas invasoras mais preocupantes para agricultura brasileira voltou ao radar das autoridades fitossanitárias.

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou a presença do Amaranthus palmeri, conhecido como caruru-palmeri ou caruru-gigante, na regional de São José do Rio Preto, em São Paulo.

A detecção amplia o mapa de ocorrência da praga no país e acende o alerta em estados vizinhos, como o Paraná, que já reforçou barreiras para evitar a entrada da espécie.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET

Foco confirmado em São Paulo

O Mapa confirmou a detecção da planta invasora em São José do Rio Preto na última segunda-feira (9). Trata-se de uma praga quarentenária presente no Brasil, que até então estava restrita a algumas propriedades nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A praga foi detectada pela primeira vez no Brasil em 2015, no Mato Grosso, onde está presente oficialmente em oito municípios. Alguns anos depois, um novo foco foi identificado no Mato Grosso do Sul, atualmente restrito a dois municípios.

Planta Amaranthus palmeri em meio à lavoura de soja