Inmet prevê muita chuva no Centro-Oeste e tempo seco no Sul

São Paulo e Minas Gerais também terão acumulados volumosos até dia 2 de janeiro

|
A previsão indica acumulados maiores que 30 mm em grande parte de Santa Catarina, Paraná e nordeste do Rio Grande do Sul

A previsão indica acumulados maiores que 30 mm em grande parte de Santa Catarina, Paraná e nordeste do Rio Grande do Sul

26deDezembrode2022ás17:40

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê muita chuva em áreas do norte da Região Centro-Oeste e sul da Região Norte, além de grande parte do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais entre os dias 26 deste mês e 2 de janeiro de 2023.

Por outro lado, em grande parte do leste da Região Nordeste, em Roraima e no Rio Grande do Sul, o tempo ficará seco na maioria dos dias.

Previsão do tempo por regiões para a 1ª semana (26/12/2022 até 02/01/2023)

No Norte do Brasil, devem ocorrer volumes de chuva maiores que 60 milímetros (mm) em grande parte da região, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm no Pará, Amapá, Tocantins e em áreas centrais e do leste do Amazonas. Nas demais áreas, o volume será menor (cerca de 30 mm).

No Nordeste, os maiores acumulados devem ocorrer em áreas do centro-sul do Maranhão e centro-norte do Piauí, com volumes maiores que 50 mm. Já no sudoeste do Piauí e oeste da Bahia, a previsão é de chuva menos volumosa (em torno de 30 mm). No restante da região, o tempo ficará seco, principalmente, no interior.

No Centro-Oeste, há possibilidade de grandes acumulados, maiores que 80 mm, podendo ultrapassar 150 mm no Mato Grosso e em áreas do centro-norte de Goiás. No sul de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul, os volumes não devem passar de 70 mm. Nas demais áreas, o volume será inferior (cerca de 30 mm).

Já no Sudeste, as chuvas mais volumosas ficarão concentradas em áreas do sul de Minas Gerais e em grande parte de São Paulo, com valores que podem ultrapassar 100 mm. No Triângulo Mineiro, noroeste de Minas Gerais e em áreas centrais do Rio de Janeiro, os volumes passar de 40 mm. No entanto, no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, haverá chuva fraca no início da semana e tempo seco nos demais dias.