Lula decreta intervenção após invasões em Brasília; veja o vídeo

Medida extrema ocorreu após de manifestantes invadiram as sedes dos três poderes da República

|
O presidente também anunciou que serão feitas investigações para descobrir e punir os responsáveis. (foto - captura)

O presidente também anunciou que serão feitas investigações para descobrir e punir os responsáveis. (foto - captura)

08deJaneirode2023ás19:49

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou, agora há pouco, intervenção federal na área de Segurança Pública do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro.

A medida extrema ocorreu depois que manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes de diferentes poderes da República, como o prédio do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8). Ricardo Capelli foi designado como o interventor no DF.

Confira a íntegra do decreto de intercenção federal no Distrito Federal:

O chefe do executivo não mediu palavras para classificar os atos antidemocráticos:

"Vocês devem ter acompanhado a barbárie em Brasília hoje. Aquelas pessoas que chamamos de fascistas, o que há de mais abominável na política, invadiram a sede do palácio e o Congresso. Achamos que houve falta de segurança."

O presidente também anunciou que serão feitas investigações para descobrir quem são os financiadores dos vândalos que foram à capital federal invadir as sedes dos Poderes.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, que também é questionado pelo ocorrido, afastou seu secreário de Segurança Pública e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres. Vale lembrar que a segurnaça da unidade federativa é responsabilidade do governo distrital.