Consumo nos Lares Brasileiros encerra 2022 em alta de 3,89%, diz Abras
Um dos motivos foi a deflação em alguns itens como carne bovina, açúcar, óleo de soja e leite
|Segundo Abras, carne bovina registrou deflação no acumulado de 2022 e encerrou em queda de 4,77% para os cortes dianteiro e de 3,96% para traseiro. (foto - Getty Images)
O Consumo nos Lares Brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou 2022 com alta de 3,89% na comparação com 2021, conforme divulgado nesta quinta (dia 26).
No último trimestre, o indicador permaneceu em patamar acima de 3%, com altas acumuladas em outubro (3,02%), novembro (3,52%), dezembro (3,89%). Já em dezembro, houve alta de 15,19% ante novembro e na comparação com dezembro de 2021, o crescimento é de 6,23%.
Segundo a Abras, a deflação no preço dos alimentos básicos, o pagamento de benefícios sociais e o aumento do emprego formal explicam o impulso no consumo de forma ainda mais expressiva no último trimestre.
A entidade recorda ainda que o resultado de 2022 superou as projeções antes estimadas entre 3,00% e 3,30%.
Para o vice-presidente Institucional da ABRAS, Marcio Milan, a previsibilidade nos recebimentos dos auxílios e ampliação do número de beneficiários em 2022 foram decisivos para a impulsionar o consumo dos gêneros alimentícios.