Chuva ou seca: qual a previsão do Inmet para os próximos dias?
Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais estão entre os pontos com previsão de chuvas
|Rio Grande do Sul, entretanto, segue com pouca previsão de chuva. (foto - banco de imagens)
Em boletim divulgado nesta segunda (dia 30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para os próximos sete dias (até 6 fevereiro) grandes acumulados de chuva em áreas da Região Norte e entre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais.
No Norte do País, podem ocorrer volumes maiores que 60 milímetros (mm) em grande parte da região ou mesmo acima dos 80 mm em áreas centrais do Amazonas, grande parte do Pará e do Amapá, além de áreas pontuais de Tocantins, Acre e Rondônia.
Na Região Sudeste, a chuva mais volumosa deverá se concentrar em áreas do sul de Minas Gerais e em grande parte de São Paulo, com acumulados que podem superar 80 mm, devido ao calor e a umidade.
No Triângulo Mineiro e áreas do Rio de Janeiro, os acumulados podem ficar entre 20 e 40 mm, enquanto no centro e norte de Minas Gerais e no Espírito Santo haverá predomínio de tempo seco durante a semana.
No Sul do Brasil, a previsão é instabilidades que podem provocar grandes acumulados de chuva, ultrapassando 80 mm na maior parte do Paraná e no leste de Santa Catarina.