Satélite antecipa nível de produtividade de soja em diversos estados nesta safra
Agtech indica que Mato Grosso do Sul e Paraná terão alta produtividade, enquanto Rio Grande do Sul amarga perdas
|NDVI identifica a performance das plantas a partir dos raios de luz refletidos pelas folhas e seus diferentes espectros de cor, muitas vezes invisíveis ao olho humano.
A agtech EarthDaily já prevê, por meio de sensoriamento remoto via satélite, a produtividade média de soja em alguns dos principais estados produtores do País.
A tecnologia conhecida como NDVI (Normalized Difference Vegetation Index, do inglês), ou índice de vegetação, identifica a performance das plantas a partir dos raios de luz refletidos pelas folhas e seus diferentes espectros de cor, muitas vezes invisíveis ao olho humano.
Assim, a empresa pôde apontar bom desempenho em alguns estados e quebra de safra em outros.
Por exemplo, o Mato Grosso do Sul registrou chuvas abaixo da média, mas o volume foi suficiente para permitir o desenvolvimento das plantas e o índice de vigor da vegetação (NDVI) mostra boa evolução da soja.
Com isso, os dados do sensoriamento remoto da EarthDaily Agro estimam que a produtividade deverá alcançar 3,8 toneladas por hectare, considerada recorde e 50% acima da temporada anterior, que sofreu com perdas devido à seca.