Produtividade agrícola brasileira cresce 400% entre 1975 e 2020

Segundo Ipea, país lidera a produtividade no agro global à frente de Estados Unidos, China e Argentina

|
Produtividade agrícola brasileira cresce 400% entre 1975 e 2020
02deJunhode2022ás13:00

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quinta-feira (dia 2), um estudo que analisa a produtividade total dos fatores (PTF) na agricultura brasileira. A produção nacional apresentou, de 1975 a 2020, um aumento de cerca de 400% nesse indicador para a agricultura no país.

O texto foi elaborado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-USP). De acordo com os autores, o crescimento médio da PTF nesse período foi de 3,3% ao ano.

A PTF é a relação entre o índice de produto total e o índice de insumos. Pode-se dizer, também, que a PTF é calculada pela diferença entre as taxas de crescimento do produção total e dos insumos. A PTF explicou 87% do aumento do produto no período estudado, enquanto os insumos corresponderam apenas a 13%.

No contexto da produção agropecuária nacional, a expansão do capital na forma de máquinas, fertilizantes e defensivos tem superado o crescimento dos demais fatores, como terra e mão de obra.

“Podemos afirmar que nossa produção é intensiva em ciência e tecnologia e cada vez menos intensiva em fatores tradicionais. Essa dinâmica resulta em uma enorme ampliação da produtividade do trabalho ao longo do tempo”, afirmou José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, pesquisador do Ipea e um dos autores do estudo.

Pesquisa e financiamento agrícola