Caminhões elétricos estão prontos para atuar no agronegócio

Veículo pode zerar gastos com combustíveis e reduzir custos de manutenção em 30%

Utilização de veículos elétricos pesados ainda é incipiente, apesar de diversas vantagens. (foto - BYD)

Utilização de veículos elétricos pesados ainda é incipiente, apesar de diversas vantagens. (foto - BYD)

14deFevereirode2023ás17:29

A eletrificação dos motores alcançou também os veículos pesados e, assim, está pronta para adentrar as porteiras e ser cada vez mais presente no dia-a-dia do agronegócio.

É o que indica o modelo T8 da BYD, exposto pela primeira vez em uma feira do agronegócio na Show Rural Coopavel, encerrada na última sexta-feira (dia 10). O modelo tem capacidade para 21 toneladas de carga e é o maior caminhão elétrico disponível no Brasil.

No entanto, a utilização de veículos elétricos pesados é mais incipiente até o momento em comparação com seus pares de passeio ou menores, que já são comumente vistos no cotidiano com várias marcas e modelos.

Veículos de passeio e comerciais leves já têm um crescimento mais rápido e agressivo. Praticamente, o número absoluto de emplacamentos cresce 100% a cada ano. Os pesados, por enquanto, têm mais procura de órgãos públicos e multinacionais, sob demanda”, explica Fábio Campos, gerente de vendas da BYD.