Você já pensou em ter um trator elétrico?

Mais de 70 fabricantes de maquinários agrícolas já projetam este tipo de equipamento

Modelo Joker da John Deere, além de elétrico, utiliza esteiras para reduzir compactação do solo. (foto - divulgação)

Modelo Joker da John Deere, além de elétrico, utiliza esteiras para reduzir compactação do solo. (foto - divulgação)

01deAgostode2022ás12:44

O estudo “Electric Vehicles and Robotics in Agriculture 2020-2030”, realizado pela IDTechEx, detalha o potencial técnico e o interesse mercadológico pelos tratores elétricos e robôs agrícolas em alguns países.

A consultoria estudou a indústria de maquinários elétricos e robôs na agricultura do Japão, China, Reino Unido e EUA e as notáveis novas tecnologias que estão sendo adotadas ou mesmo previstas para o futuro.

Segundo a consultoria, ao mesmo tempo que carros elétricos começam a ganhar as ruas, inclusive no Brasil, os tratores elétricos e robôs também se tornarão mais presentes nas fazendas mundo afora, inclusive em nosso país.

Pode levar algum tempo já que, mesmo nos países mais avançados, poucas fazendas podem fornecer energia para carregar rapidamente um trator elétrico pequeno, muito menos grandes maquinários agrícolas.

Contudo, pelo menos 70 fabricantes de veículos agrícolas estão adotando a eletricidade em todo o mundo porque a capacidade de carregamento, a acessibilidade a pontos de energia e outros fatores estão se desenvolvendo rapidamente, assim como também para os veículos urbanos.