Safrinha? Produção da 2ª safra do milho está mais para “safrão” em 2023
Previsão do Mais Milho é de 120 milhões de toneladas, representando 72% do total nacional
|Brasil pode bater Estados Unidos nas exportações, diz Abramilho. (foto - Sistema CNA/Senar)
Denominada como “safrinha”, a Segunda Safra de milho no Brasil deve bater o seu recorde de produção em 2023, podendo chegar a 120 milhões de toneladas - número que ainda depende do desempenho das lavouras, mas que corresponderia a 72% da produção nacional.
A estimativa foi apresentada durante a 7º temporada do projeto Mais Milho e divulgada pela Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho).
O encontro, que debateu desafios do setor ao longo do ano, ocorreu no último dia 15, em Campo Grande (MS), na sede da Federação da Agricultura e Pecuário do Mato Grosso do Sul (Famasul).
“Alguns desafios ainda precisam de atenção, como é o caso do calendário ideal para o início do plantio da Segunda Safra do cereal”, diz a Abramilho, em nota.
Segundo a entidade, o tempo nublado e chuvoso nos principais estados produtores alongou o ciclo da soja, consequentemente adiando a plantação do milho.
Em janeiro de 2022, 12% da soja já havia sido colhida, enquanto no mesmo período deste ano, este número foi de apenas 5%.
No início de fevereiro de 2022, 16% da área havia sido colhida e, em 2023, apenas 9%.