Produtividade do arroz catarinense cresce 23% em 10 anos
Área plantada no Estado, entretanto, variou apenas 5% no período, diz Epagri/Cepa
|Colheita do arroz está em andamento em SC . (foto - Aires Mariga/Epagri)
A produtividade de arroz irrigado em Santa Catarina cresceu 23% em 10 anos, enquanto que em termos de área plantada a variação foi de apenas 5% entre o ano com maior área e o ano com menor.
Ou seja: os números da última década destacam que, apesar de manter praticamente com a mesma área plantada, a produção total aumentou em mais de 232 mil toneladas da safra 2012/2013 para a safra 2021/2022.
Os dados são do Observatório Agro Catarinense, após levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa em Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Para a analista de socioeconômica da Epagri/Cepa, Glaucia Padrão, a alta na produtividade é consequência de maior investimento em tecnologia, da adoção de adubação em período e quantidade corretos e do uso de sementes de alto potencial produtivo.
“Na safra 2021/22 por exemplo, as três principais cultivares utilizadas no estado foram desenvolvidas pela empresa, isso corresponde a 68% da área plantada total”, explica.
Safra 2022/2023
Entretanto, para safra 2022/2023 a estimativa é de uma leve redução na produtividade do arroz em comparação com a safra anterior, quando foi registrada uma produtividade acima da média histórica.
Segundo dados do Boletim Agropecuário do mês de fevereiro de 2023, divulgado pela Epagri/Cepa, a estimativa atual é de uma produção de mais de 1,25 milhão de toneladas, em 147,5 mil hectares.