Apesar de atraso no plantio, Brasil projeta safra recorde de milho, diz Cepea

Programa Milho+ SP projeta autossufiência do estado até 2030

|
EStado de SP quer mais um milhão de hectares. dedicados ao milho até 2030. (foto - Sistema CNA/Senar)

EStado de SP quer mais um milhão de hectares. dedicados ao milho até 2030. (foto - Sistema CNA/Senar)

13deMarçode2023ás17:27

O Brasil caminha para colher safra recorde de milho, apesar dos atrasos na semeadura da segunda safra, segundo análises de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP). 

Já na Argentina, novos ajustes negativos nas estimativas levaram à redução na produção mundial – que, ressalta-se, “só não caiu com mais intensidade por conta da maior colheita no Brasil e da manutenção na produção dos Estados Unidos”, diz o Cepea, em nota.

Neste contexto, pesquisadores indicam que, enquanto produtores estão focados nos trabalhos de campo, consumidores nacionais adquirem novos lotes apenas quando há necessidade de recompor os estoques.

Ainda assim, alguns demandantes acabam tendo dificuldades nas aquisições, por conta de questões logísticas – com o avanço na colheita de soja, o frete da oleaginosa tem certa prioridade.

Programa Milho+ SP

O Estado de São Paulo produz atualmente 3,3 milhões de toneladas de milho, segundo levantamento da consultoria Horizon Company feito a pedido da empresa Corteva Agriscience.