Batata, cebola e tomate reduziram preços em fevereiro

Já cenoura fez movimento contrário e subiu 44,2%, diz Conab

|
Com redução de 12,8%, preço da batata tem 1ª queda, após cinco meses de alta. (foto - Sistema CNA/Senar)

Com redução de 12,8%, preço da batata tem 1ª queda, após cinco meses de alta. (foto - Sistema CNA/Senar)

16deMarçode2023ás10:08

Os preços da batata, cebola e do tomate deram uma trégua para o bolso do consumidor em fevereiro e puxaram movimento de queda nos valores médios de hortaliças e legumes no período.

É o que informa o 3º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (dia 16), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Uma curiosidade do período é que apenas a cenoura teve alta nos preços em quase todas as Ceasas analisadas, com média ponderada das Ceasas 44,22% superior da registrada em janeiro.

Aliás, já no mês passado, o preço da cenoura havia subido em média 36,43% na comparação com dezembro de 2022.

De acordo com a Conab, a principal razão para isso foram as chuvas acima da média nas regiões produtoras do sudeste, o que ocasionou a pouca oferta da cultura.

Em queda

Serm novidades, cebolas e tomates seguiram como movimento de queda nas cotações dos meses anteriores.

A cebola, depois do pico de preços em novembro de 2022, vem registrando quedas intensas, mesmo com a menor oferta em alguns períodos.

Em fevereiro, a média ponderada ficou 5,70% inferior à registrada em janeiro, com reduções mais significativa na Ceasa/ES – Vitória, de 18,7%.

No caso do tomate, a diminuição não foi unânime, refletindo-se na queda de 5,08% na média ponderada, em comparação com a média de janeiro.