SC: chuva faz produtores de banana perderem 400 mil pés em um dia

Perdas em 3 munícipios já somam R$ 25 milhões; saiba qual a previsão do tempo Inmet para os próximos dias

|
Tempestade ocorrida em 26 de fevereiro causo estragos na agricultura de SC. (foto - HF Brasil)

Tempestade ocorrida em 26 de fevereiro causo estragos na agricultura de SC. (foto - HF Brasil)

21deMarçode2023ás09:57

Produtores de banana de Santa Catarina, perderam, em apenas um dia de chuva intensas, cerca de 400 mil pés, segundo balanço parcial das Febanana (Federação das Associações e de Cooperativas dos Produtores de Bananas de Santa Catarina). 

O episódio ocorreu no último dia 26, quando uma tempestade causo estragos severos na cultura, principalmente na região norte.   

Em valores, de acordo com levantamento da Epagri-SC, compilado pelo time Hortifruti Brasil, do Cepea/USP, o prejuízo soma R$ 25 milhões apenas nos munícipios de Luiz Alves, Massaranduba e São Jão do Itaperiú.

“Ainda de acordo com a Epagri, outros setores, como de arroz, eucalipto e construção civil também foram afetados pela intempérie. Porém, o impacto mais significativo ficou por conta dos bananais”, diz o HF, em nota publicada nesta segunda-feira.

Presidente da Febanana, Jorge Marangoni, relata que políticas públicas têm sido empregadas a fim de assegurar os produtores impactados, como ampliação de financiamentos e de programas de restauração sem a ocorrência de juros.

“Espera-se que o regime de chuvas se regularize e diminua no Norte de SC”, diz ele.