Lula destaca abertura de mercados e promete anunciar Plano Safra em maio

Declarações ocorreram durante reunião ministerial de balanço pelos 100 dias da nova gestão do petista

|
No evento de balanço dos 100 dias de governo, o presidente Lula informou que o Plano Safra 2023-2024 será lançado em maio

No evento de balanço dos 100 dias de governo, o presidente Lula informou que o Plano Safra 2023-2024 será lançado em maio

10deAbrilde2023ás15:29

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a abertura de mercados e a reaproximação com Europa e China, além de haver prometido o anúncio do Plano Safra 2023-2024 para maio, durante uma reunião ministerial para balanço dos primeiros 100 dias da nova gestão.

No primeiro trimestre, foram abertos nove mercados para os produtos brasileiros: algodão para o Egito; bovinos vivos para a Argélia; mucosa intestinal, ovos férteis e aves de um dia para o Chile; sêmen bubalino para o Panamá; gelatina bovina para a Malásia; carne suína para venda direta in natura e carne bovina para o México; e carne de aves para a Polinésia Francesa.

Outra pauta em destaque foi o fortalecimento da relação bilateral com a China, maior parceiro comercial do Brasil. Após a missão do Mapa ao país asiático, em março, o ministro da Agricultura e Pecuária Brasil, Carlos Fávaro, anunciou a derrubada do embargo à carne bovina brasileira, retomando as importações que ficaram paralisadas por 29 dias por um caso atípico de vaca louca.

A transparência e celeridade das informações prestadas foram motivos de elogio para os parceiros comerciais que, anteriormente, chegaram a levar mais de três meses para adotar tais medidas.

Ainda no primeiro dia da missão, também foram anunciadas a habilitação de quatro novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação ao país asiático – fato que não ocorria desde 2019 –, além da retomada das exportações de duas plantas frigoríficas que estavam suspensas.