Máquina usa entrelinhas das lavouras de soja para antecipar outro plantio

Jumil e Embrapa fabricam implemento para otimizar uso da área segundo janelas de plantio

|
A grande vantagem do Antecipe é ganhar até 20 dias antes da colheita da soja sem prejuízo em nenhuma das culturas inseridas no sistema. (foto - Jumil)

A grande vantagem do Antecipe é ganhar até 20 dias antes da colheita da soja sem prejuízo em nenhuma das culturas inseridas no sistema. (foto - Jumil)

17deAbrilde2023ás11:17

O desafio de realizar o plantio do milho segunda safra no momento correto, após o ciclo da soja, motivou a Embrapa e a Jumil a lançar comercialmente o sistema “Antecipe”.

A solução consiste em uma semeadora-adubadora única no mercado, que consegue realizar múltiplos cultivos nas entrelinhas das lavouras de soja. Atualmente, além do milho, o equipamento também pode plantar diversas outras culturas, como sorgo, milheto ou forrageiras tropicais no mesmo modelo entrelinhas.

A grande vantagem é ganhar até 20 dias antes da colheita da soja sem prejuízo em nenhuma das culturas inseridas no sistema. Em outras palavras, a solução permite aproveitar a janela de plantio ideal e “ganhar” produtividade em ciclos de culturas consorciadas.

 

“Além disso, a semeadora-adubadora é múltipla, pois realiza não só o Antecipe, mas também todos os cultivos comerciais que o produtor deseja. Com o diferencial que só ela semeia nas entrelinhas da soja ou de outras lavouras”, explica Emerson Borghi, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

Para o milho verão, por exemplo, também há a possibilidade de consórcio com forrageiras em estádios fenológicos mais avançados, diminuindo a competição entre as espécies.