Preços da soja, milho e trigo seguirão em queda, diz IPEA

Instituto avalia desempenho dos preços das commodities agrícolas no 1º tri de 2023 e aponta tendências

|
Colheita deve ser 22,4% superior à safra anterior no Brasil, segundo Conab. (foto - CNA/Senar)

Colheita deve ser 22,4% superior à safra anterior no Brasil, segundo Conab. (foto - CNA/Senar)

03deMaiode2023ás09:24

Os preços da soja, milho e do trigo seguirão caindo nos próximos meses, de acordo com o estudo Preços e Mercados Agropecuários, divulgado nesta terça-feira (dia 2), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

O balanço, realizado em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), aponta que o movimento de queda nos preços domésticos e internacionais desses produtos – já registrado no primeiro trimestre – deve continuar nos próximos meses.

Por outro lado, os preços da carne bovina devem seguir em alta, especialmente pela valorização no mercado internacional.

“Tanto pela queda na oferta de concorrentes, como Argentina e Uruguai, quanto pela expectativa de alta do consumo chinês, principal destino da carne bovina brasileira”, diz a pesquisadora do Ipea e uma das coordenadoras da publicação, Ana Cecília Kreter.

Ela explica que o estudo acompanha a dinâmica dos preços domésticos e internacionais até março de 2023, suas perspectivas, e o balanço de oferta e demanda dos principais produtos agropecuários brasileiros referentes à safra 2022-2023.

José Ronaldo Souza Júnior, coordenador de Crescimento e Desenvolvimento Econômico no Ipea, sinaliza que, no geral, o panorama é favorável para o país.