Ipea projeta alta de 11,6% no PIB agropecuário em 2023

Café, milho e soja puxam a fila do crescimento da produção vegetal brasileira; pecuária tem alta reduzida

|
Ipea mantém projeções nas lavouras, mas revê produção animal. (foto - Ipea)

Ipea mantém projeções nas lavouras, mas revê produção animal. (foto - Ipea)

24deMarçode2023ás14:56

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) informou nesta sexta-feira ( dia 24) que mantém em 11,6% a previsão de crescimento no valor adicionado (VA) – ou seja, Produto Interno Bruto (PIB) - da agropecuária em 2023.

“A expectativa para o desempenho do setor agropecuário é de elevado crescimento em 2023, após uma queda da atividade econômica setorial em 2022”, diz o Ipea, em nota.

O Ipea diz que, baseado em recentes estimativas do IBGE, entre elas as Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais (PTA), manteve a projeção do VA da produção vegetal com alta de 14,2%, porém a produção animal foi revista de 1,6% para 0,8%

“A participação da produção vegetal aumentou significativamente nos últimos anos e hoje corresponde a cerca de 80% do VA do setor agropecuário”, explica o texto.

Milho, café e soja

Não por coincidência, o Ipea cita as projeções de milho e café na safra 2023/2024 – e de soja, que apesar da revisão para baixo, seguem elevada – como justificativas para que o VA do setor permanecesse com alta de 11,4%.