Brasil trabalha para ampliar produção de máquinas para agricultura familiar
Censo do agro de 2017 apontou que apenas 11% das famílias tinham acesso a tecnologia; "pouco mudou", diz governo
|Governo promete "novo ciclo de estímulos à produção da indústria nacional e de financiamentos de máquinas voltadas para a agricultura familiar."( foto - JComp/Freepik)
Um plano para a retomada da política de incentivo à produção e ao acesso a máquinas específicas para a agricultura familiar começou a ser desenhado pelo Governo Federal neste mês de maio.
O tema pautou evento realizado na última quarta (dia 10), na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília, com presença dos os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Não há atendimento para este segmento. Infelizmente (nos últimos anos) se perdeu o pouco de política pública que havia para apoiar o segmento. É preciso retomar”, afirmou secretário do MDIC, Márcio Elias Rosa, que representou o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin.
Ele apresentou dados do último censo agropecuário de 2017, segundo o qual apenas 11% dos estabelecimentos de agricultura familiar tinham máquinas agrícolas à época do levantamento.
“Não há atendimento para este segmento. Infelizmente (nos últimos anos) se perdeu o pouco de política pública que havia para apoiar o segmento. É preciso retomar”, afirmou Márcio.